quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A CONVERSÃO DA MULHER SAMARITANA





No início da vida pública de Jesus, logo depois de ter conseguido formar o seu grupo, formar os seus doze discípulos e, sabedor da grande rivalidade que havia entre os povos de Samaria e da Judéia, querendo também preservar a integridade física e moral dos seus seguidores, resolveu proibi-los de visitarem àquela cidade.( Cidade e aldeias dos Samaritanos..
( João 4: 2 e 3 e Mat. 10:5 ).



O ENCONTRO DE JESUS
COM A SAMARITANA:
( João 4:7 )

Mais tarde, porém, era o próprio Jesus quem tomava a iniciativa de Evangelizar os Samaritanos. DISSE JESUS: “ É NECESSÁRIO PASSAR POR SAMARIA “ E, realmente, saiu Jesus da Galiléia acompanhado por alguns discípulos em direção à Jerusalém, mas, antes, entrou em terras pertencentes aos Samaritanos e, passando por uma Aldeia, na cidade chamada SICAR resolveu descansar da viagem bem junto a fonte de água ( PÔÇO CAVADO POR JACÓ ) e,. aproveitou para mandar os seus seguidores à procurar num lugar mais próximo o que comprar para se alimentarem, ficando Jesus ali sozinho.
( João 4: 4 ,5, 6 e 7 )

Na verdade, Jesus tinha um compromisso com aquele povo sofrido e desprezado pelos Judeus. Não podia passar seu ministério sem falar com eles. Precisava pregar o Reino dos Céus, falar de Deus-Pai e de suas maravilhosas obras e de seu propósito para com a humanidade da terra. Queria se identificar como Jesus, o Filho do Deus Altíssimo. Até porque, sabia Jesus que a maioria dos Samaritanos eram formados por várias raças humanas e educados também por diversos tipos de civilizações. A idolatria era prática comum na maioria daquele povo.


A MULHER SAMARITANA
E A SUA CONVERSÃO
(João 4:18 )

DISSE JESUS À MULHER:
De fato, você teve cinco maridos.
, E o homem que você tem agora
! não é seu marido
) (Jo 4: 18)


O encontro foi justamente com uma Samaritana. Cansado da viagem, encostou-se na fonte cavada por Jacó enquanto seus discípulos andavam a procura de alimentos para comprar. Alguns minutos depois Jesus viu uma mulher que se aproximava do poço para tirar água, e vendo-a pediu água para beber. Estava com sede. Ela então o interpela dizendo: “ Como é que tu sendo Judeu vem me pedir água, sendo eu uma Samaritana ? “ ( João 4: 9 ).

O debate entre Jesus e a mulher foi tenso e só não houve violência porque não havia a presença de homens Samaritanos. Os apóstolos como já falei estavam ausentes. Mas Jesus sabia de tudo quanto podia acontecer naquele encontro maravilhoso. E, Ele com muita doçura no falar, respondeu: “ Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é o que te diz: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva “ . ( João 4: 10 ).

Mesmo com a chegada dos apóstolos que acompanhava a comitiva de Jesus, ficaram, inclusive maravilhados, vendo Jesus conversando com uma mulher Samaritana. O debate só melhorou quando Jesus falou da vida passada daquela mulher, citando os maridos com quem foi casada, falando do homem com quem naquele momento estava vivendo, e outras coisas mais, enfim, a mulher acreditou que o homem com quem estava falando era na
realidade um grande PROFETA. ( João 4:: v. 16, 17, 18, e 19 ).

Desse debate irmãos, entre Jesus e a mulher Samaritana, a passagem mais bonita foi a de sua CONVERSÃO. Ela respondendo à Jesus disse: EU SEI QUE O MESSIAS QUE SE CHAMA O CRISTO VEM; QUANDO ELE VIER, NOS ANUNCIARÁ TUDO. O Mestre depois que ouviu tais palavras, se revelou como o verdadeiro Filho de Deus, ao dizer à mulher Samaritana: “ EU O SOU, EU QUE FALO CONTIGO “Ato continuo, ela deixou tudo quanto tinha naquele momento perto da fonte de Jacó e foi correndo anunciar a Jesus. E, você meu irmão e minha irmã, pode também fazer o mesmo. Não com o pensamento de agradar o Pastor ou para mostrar que é melhor do que os demais, porém, na condição de um servo fiel que tudo faz para agradar ao seu Mestre. ( João. 4:26 , 27, 28, 29 e 30 )

Em sua manifestação plena de alegria e de total felicidade, a Samaritana, trouxe à presença de Jesus vários homens Samaritanos, os quais também se converteram ao Senhor Jesus. Inclusive, teve um dos que se converteram que falando para a mulher Samaritana, assim se expressou: “ Já não é pelo que disseste que nós cremos, porque nós mesmo o temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo “ ( João 4: 42 )

A alegria dos Samaritanos foi tanta que eles insistiram para que Jesus não fosse embora e que ficasse com eles mais alguns dias. E, Jesus irmãos, devido aquela acolhida maravilhosa que recebeu daquele povo, permaneceu naquela cidade por mais dois dias. E, segundo as Escrituras Sagradas, houve uma grande festa. ( João 4: 40-41 )


A SEGUNDAVISITA DE JESUS
AOS SAMARITANOS: (
Luc. 9:52 )

Esta segunda e última visita de Jesus foi muito importante. Importante porque, Jesus já tinha cumprido tudo quanto a Lei de Deus se referia à sua pessoa e o melhor, estava ali como Jesus Ressuscitado. Era então uma nova ordem, uma nova aliança entre Deus e a humanidade.

E Jesus antes de subir ao céu se lembrou mais uma vez dos povos Samaritanos e quis visitá-los. Acompanhado por seus apóstolos seguiu direto para Samaria e, passando por uma aldeia resolveu parar ali a fim de encontrar pousada, entretanto não foi recebido. ( Lucas: 9: 51- 52-53 ). Os apóstolos, João e Tiago vendo aquilo ficaram com raiva por eles não terem recebido Jesus de maneira atenciosa e se aproximando do Mestre, disseram: “ Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez ? “ ( Lucas 9: 54 ) E Jesus naquele momento os repreendeu, e disse: Vós não sabeis de que espírito sóis. E finaliza: “ O Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las “ . ( Lucas: 9: 55 e 56 ).z


No cap 9: 51 de Lucas, assim está escrito: “ E, aconteceu que, completando-se os dias para a subida de Jesus ao céu, manifestou Ele o firme propósito de ir a Jerusalém “ Porém, no versículo 52 do mesmo capítulo se vê que Jesus permaneceu em Samaria sem visitar outra qualquer cidade. O texto diz que Jesus saiu para outras aldeias de Samaritanos. Assim, concluímos, que o desejo ou a pretensão do nosso Mestre era mesmo de salvar todos os Samaritanos de seus pecados.

Apesar de ter acontecido esse incidente, Jesus não se desanimou e seguiu com todos os seus apóstolos para outras aldeias de Samaria para pregar o Reino de Deus. Ninguém sabe ao certo quantos dias Jesus permaneceu na terra dos Samaritanos. Depois de tudo cumprido, Jesus se despediu dos seus auxiliares diretos, orientando-os como devia fazer e foi elevado ao céu na presença de todos. ( Lucas 24:50-51.


JESUS SUBINDO AO CÉU.
(Lucas. 24:51 )


O EVANGELISTA FELIPE:


Depois da subida de Jesus para o Céu, a Evangelização dos povos Samaritanos ficou por conta de Felipe, o Evangelista, que cheio do Espírito Santo de Deus passou a pregar e a fazer muitos milagres na terra de Samaria. De princípio, realmente, foi uma tarefa difícil devido a rivalidade, mas JESUS JÁ DEIXARA PLANTADO A SEMENTE DA PAZ E DO AMOR ENTRE AQUELES DOIS POVOS.

E assim, devido a grande perseguição que houve depois da morte de Estevão, onde os Judeus acompanhados por soldados romanos andavam a procura dos apóstolos de Cristo como se andassem atrás de alguma riqueza simplesmente no intuito de prender e matar todo povo Cristão. Por isto Felipe como Evangelista assumiu, como Missionário, a tarefa de ir para a terra dos Samaritanos levar a palavra de Jesus Ressuscitado. Ele estava cheio do Espírito Santo de Deus e por isto fazia milagres e muitos sinais e todos lhe prestavam atenção. Expelia os espíritos imundos, fazia os paralíticos andarem, curavam os coxos e outros tipos de doenças e assim revolucionou toda a terra de Samaria e era querido e respeitado e até adorados pelos Samaritanos. ( Atos 8: 5,6,7 e 8 ).

Devido o grande sucesso espiritual de Felipe, dentro de Samaria, Jerusalém logo teve conhecimento de que os Samaritanos tinham sido convertidos. Então os Apóstolos reunidos em Jerusalém designaram PEDRO e JOÃO para partirem a fim de pregar a palavra e os batizar também na terra dos Samaritanos. E assim, a rivalidade teve um final feliz. ( Atos: 8: 14,15,16,17 ).

A mão do agricultor que jogou as sementes naquela terra com certeza fez brotar todos os tipos de árvores que dessem bons frutos. Quando Felipe passou a Evangelizar, a terra já estava semeada. Amém ?

Para encerrar, quero dizer que a mulher Samaritana apesar de ter se casado cinco vezes e o homem com quem estava vivendo não ser o seu marido Jesus que já sabia de toda sua vida e de tudo quanto praticava não a acusou e nem a condenou. Jesus se preocupou acima de tudo levar a palavra para ela e para todo aquele povo de Samaria. E isto na verdade deverá servir de lição para muita gente que querem ser puritano. Amem ?

Domingo, 19 de Setembro de 2010

DAVID PESSOA DE BARROS.
Pregação Evangélica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário