sexta-feira, 24 de setembro de 2010

LÉIA PERGUNTA E DAVID RESPONDE !

LÉIA PERGUNTA E DAVID RESPONDE:


RECIFE, 12 DE FEVEREIRO DE 2010.


Léia é uma senhora professora da Igreja Batista do Alto José do Pinho, Recife/PE e responsável pelo trabalho dos homens da 3ª idade membros daquela referida Igreja Evangélica.

Ela me fez duas perguntas alegando que, tempos atrás fizera a mesma pergunta ou as mesmas perguntas a outras pessoas e não se convenceu com as respostas. Vamos então ao trabalho:

1º Léia pergunta: É correto orar pedindo a Deus que aumente a sua fé?

2º Léia pergunta: Quando pedimos a Deus que aumente a nossa fé, estamos também pedindo provações ?

DAVID PESSÔA responde:

1. A pergunta é por demais interessante e a resposta deve ser também rica de conteúdo que por sua natureza satisfaça o pensamento da autora em suas duas perguntas, e que seja de maneira bem objetiva. Ora, na sala de aula, eu respondi com duas palavras porque, em um outro domingo quando você, Léia, formulou a pergunta e eu havia lhe pedido que o fizesse por escrito e você me respondera não ser preciso escrever um jornal. Percebi então que você apesar de ser muito inteligente, não gosta muito de ler. Observei também naquele domingo, através de teus olhos, que você não ficara satisfeita e nem deu muita importância ao que eu escrevi. E por isto eu resolvi elaborar um trabalho mais profundo em torno das perguntas, na esperança de te satisfazer.

2. -Léia, se você abrir a tua Bíblia Sagrada e lê o livro de Mateus no Cap.21:22, você vai entender e compreender que tudo , mas tudo mesmo que você quiser saber é lícito pedir e com certeza Deus, vendo a sinceridade do teu coração irá te atender. Diz o texto Bíblico: “ Mat.21:22 – E TUDO O QUE PEDIRDES NA ORAÇÃO, CRENDO O RECEBEREIS “. É a palavra de Deus cara irmã !

3. -Lá no livro de Marcos, no Cap.11:24, você vai ler : “ Por isso vos digo que tudo que pedirdes orando, CREDE QUE O RECEBEREIS “ .

4. Nas cartas do Apóstolo João, mais precisamente, na 1ª Carta, no Cap. 5º, v. 15, você Léia, vai ler o seguinte: “ E, se sabermos que Deus nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos “ . Todavia, se no pedir, mesmo em oração, você duvidar ou vim em você a maliciosa dúvida, então neste caso é melhor nada pedir para ti.


5. -Certa vez, os Apóstolos de Jesus Cristo saíram para uma determinada missão e muitos não tiveram FÉ suficiente para cumprir determinado pedido que lhes foram feitos por uma comunidade. Numa outra oportunidade Jesus então lhes disse: “ Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diria a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar, e ela vos obedecia “ . (TRADUZINDO: - Se tivésseis Fé como um grão de mostarda diria à esta planta ( ou a esta árvore ) transporta-te para o mar e ela te obedeceria ).

5.1 -E, Jesus, ainda falando com os seus seguidores, ouviu um pedido coletivo de todos os Apóstolos, os quais, disseram à Jesus: “ Lucas 17: 5 - Disseram, então os Apóstolos ao Senhor: ACRESCENTA-NOS A FÉ “.

6. Seria desnecessário dizer que Jesus realmente atendera aquele pedido, porque de fato atendeu. Basta ver que os Apóstolos depois disto passaram a tirar demônios e fazer milagres quando saiam em missão.

7. Porém, quero acrescentar que a complementação de tudo isto você vai encontrar no livro de Lucas Cap.22: 31. – Jesus advertia o Apóstolo Pedro nos termos seguintes: “ SIMÃO, SIMÃO, EIS QUE SATANÁZ VOS PEDIU PARA VOS CIRANDAR COMO TRIGO “ ( Peneirar como trigo. Porém Jesus não permitiu que tal acontecesse ).

8. - E, ainda no livro de Lucas no Cap. 22:32, você vai ver que maravilha de passagem bíblica: “ Disse Jesus: “ Mas eu roguei por ti, para que a tua Fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos “.

Vamos agora transcrever as palavras: CIRANDAR - DESFALEÇA – CONFIRMA –

1º - CIRANDAR quer dizer “ PASSAR PELA PENEIRA “;

2º - DESFALEÇA quer dizer “ PERDER POUCO A POUCO AS FORÇAS OU A FÉ.

3º - CONFIRMA quer dizer “ TORNAR FIRME, SER FORTE.

9. - Nós estudantes da Bíblia Sagrada quando tivermos dúvidas de determinadas palavras devemos consultar não o Dicionário da língua portuguesa, mas, os Dicionários Bíblicos e, neste trabalho foi consultado o Dicionário Bíblico do Escritor e Pastor Americano, JOHN D. DAVIS, traduzido pelo Reverendo J.R. Carvalho Braga e autorizado pela Confederação Evangélica do Brasil e publicada pela Casa Publicadora Batista – 1978. E, ainda, consultado também pela PEQUENA ENCICLOPÉDIA BÍBLICA, do autor Orlando Boyer e Editado pela Editora Vida, Edição revista e atualizada-2006, pag. 201.

10. Presumo ter atendido o que você Léia pretendia, nesta sua primeira pergunta. Não vou fazer analogia dos textos e nem transcrever os meus pensamentos, esta parte deixarei para você pensar e analisar segundo a sua boa leitura bíblica. Abraços do irmão David Pessoa.

CONCLUSÃO: É CORRETO SIM, PEDIR QUE AUMENTE A NOSSA FÉ, POIS ATÉ OS 12 APÓSTOLOS PEDIRAM QUE JESUS LHE AUMENTASSE A FÉ. (Lucas 17: 5 ).


SEGUNDA PERGUNTA:


QUANDO PEDIMOS A DEUS QUE AUMENTE A NOSSA FÉ, ESTAMOS TAMBÉM PEDINDO PROVAÇÕES... ?


1 - Não tem sentido nenhum um servo pedir auxílio ao seu Senhor, querendo tão somente se santificar, se espiritualizar e ficar mais forte diante do seu Deus para assim servi-lo com mais santidade e servi-lo com eficiência, e, logo em seguida se submeter à determinada prova, ou provas, com sofrimentos, torturas ou mesmo a própria morte. Não minha irmã, isto não existe.

VAMOS ENTÃO AOS FATOS BÍBLICOS:

2 - O estudante ou o leitor bíblico deve ter muito cuidado ou muita atenção para não misturar determinados textos. Se está em dúvida deve procurar consultar-se com outros irmãos ( Aprendei-vos uns com os outros ), é o que nos ensinou Jesus.

EXISTE PROVAÇÃO E EXISTE PUNIÇÃO:

3 - Durante toda a história do povo de Deus temos assistidos uma variedade de punições, de castigos, e até de destruição. Devido à grande desobediência do povo escolhido. ( Não mostrarei os livros e capítulos porque o trabalho ficaria muito longo ).

4 - Vamos começar falando do grande patriarca NOÉ, do qual, a nossa raça humana começou e se evoluiu, pois, a primeira, começada por Adão, tornou-se maldita e por isto Deus resolveu riscá-la da face da terra, destruindo-a, inclusive, destruindo também toda a vida humana e vida animal. TUDO SE ACABOU. Deus então criou uma nova civilização dando a NOÉ os mesmos poderes que antes tinha dado á ADÃO. ( Leia Gen. 9: 1-3 e 9: 18-19 ).

5 - Vemos então que Noé nem seus três filhos foram testados nem provados por Deus, visto que a Bíblia não faz alusão a tal fato.

6 - ISAQUE, o filho da promessa, não foi provado nem testado em momento algum de sua vida. Teve uma velhice feliz e foi recolhido junto aos seus pais.

7 - JACÓ, também não foi provado por DEUS durante a sua vida. Teve uma velhice feliz e foi recolhido aos seus pais.

8 - MOISÉS, o grande homem de Deus, nunca foi provado nem testado, pelo contrário, ele foi o único, como Jonas, a não aceitar a tarefa que Deus escolhera para ele. Moisés fez tudo para não aceitar o encargo que o Senhor lhe confiaria, a retirada do seu povo do Egito.

9 - DAVI, o rei, amigo de Deus, também não foi provado nem testado. Teve uma velhice feliz e morreu e foi juntar-se aos seus pais.

10 - SALOMÃO, o filho amado de Davi e que Deus o teria como filho, o mais inteligente dos homens sobre a face da terra, não foi provado nem testado.

11 - DO VELHO TESTAMENTO, o único que foi posto a prova foi ABRAÃO. Este sim, mas não por pedir aumento de sua fé. Ele não teve uma prova física, mas, uma prova totalmente espiritual. A dor foi dentro da alma e não em sua carne. Quando lhe foi requerido a vida de ISAQUE, seu único filho. E, o pior: O executor da morte do rapaz seria o seu pai. ( Gen.22: 1-2 ).

12 - Um outro personagem bíblico, que era considerado por Deus de maior FÉ sobre a terra, era JÓ. Este foi também provado, não por pedir aumento em sua fé, mas, fora um caso de exclusivo interesse de Deus. Deus conhece as pessoas. Sabe quem é santo, quem não é, quem é forte e quem é fraco. Deus queria provar que o Diabo não poderia tirar a fé de JÓ. E, consentiu em deixar o Diabo testar o grande patriarca. E, pasmem, não foi só uma vez, mas, por duas vezes Deus permitiu que Satanaz atingisse JÓ em provações. E, em ambas JÓ saiu vitorioso, derrotando o Diabo. ( Leia Jô – 1: 8-12 e Jô 2:1-6 ). Não me lembro da existência de outros casos durante o curso da história do Velho Testamento.

VAMOS AGORA PARA AS PUNIÇÕES:

a)- A destruição do primeiro mundo não foi uma provação, mas uma PUNIÇÃO dada por Deus, devidos aos grandes pecados do povo; ( Gen. 6: 13 )

b Jonas não foi provado,mas, punido por causa de sua desobediência. ( Jonas 1: 3 e v. 17 ).

c) A mulher de LÓ morreu transformada numa estátua de sal por causa de sua desobediência. ( Gen. 19: 26 ).

d) JACÓ foi enganado por Labão depois de trabalhar sete anos em serviços de campo, de graça, em troca da mulher que amava, simplesmente porque ele e sua mãe Rebeca haviam também enganado ao pai ISAQUE, quando fingiu se passar por Esaú. ( Gen. 29: 21-27 ) Leia também a parte final: Gen. 27: 6-13.

e) MOISÉS não entrou na terra prometida por desobediência à Deus, foi a sua punição. ( Num. 20: 12-14 ).

f) MIRIÃ, a profetisa, irmã de Arão foi punida com lepra pela sua desobediência e sua rebeldia. ( Num. 12:10 ).

g) ‘’’DAVI, o rei, amigo de Deus, foi punido pela sua desobediência e seus grandes pecados. ( 2º Sam. 12: 9-14 ).

h) SALOMÃO, filho do rei Davi, a quem Deus o tinha por filho, foi punido devido a sua desobediência e rebeldia para com o Senhor. ( 1º Reis – 11: 7-13 ).

i) Pela desobediência e pelos grandes pecados praticados Deus fez as 12 tribos de Israel se dividirem ( 1º Reis – 12: 4,11, 15, e 16-19 ).

j) Pela desobediência e pecados do povo Deus fez todas as tribos de Israel serem presas e serem levadas cativas para Babilônia e outras terras dos Caldeus, onde padeceram por 70 anos, inclusive o Reino de Judá e de Benjamin. ( 2º Reis, cap. 17: 6-23 ).


aOS SOFRIMENTOS PELA FÉ
a( Provações )


13 - Na verdade, as PROVAÇÕES só aconteceram mesmo na era Cristã. Á começar pelo próprio Jesus Cristo. Desde os seus 30 anos, quando começou a sua vida pública, ele passou a ser provado e a tudo resistiu, inclusive as torturas e a morte de cruz. Disto o mundo é testemunha.

14 - Todos os Apóstolos de Jesus foram provados quando morreram martirizados pelos Judeus e os Romanos e em várias partes do mundo. Não por pedirem aumento de FÉ, mas por amor do nosso Senhor e Salvador eterno, Jesus Cristo.

15 - Estevão foi martirizado, apedrejado e morto sem ter praticado alguma culpa. Morreu na FÉ, mas não pela FÉ. Era ele um dos principais Diácanos e homem de muito saber. Conhecia a Lei de Deus como ninguém e era cheio do Espírito Santo.

16 - Naquela época haviam vários tipos de seitas religiosas, em Jerusalém e todas elas contra o Cristianismo. Entre as quais, enumeramos: “ Os Libertos “; “ Os Cirineus “; “ Os Alexandrinos “ e outros que pertenciam a Cilícia e da Ásia. Bem, esses grupos se reuniam frequentemente para debaterem com Estevão, mas, eram sempre vencidos e isto causavam mal estar nos demais membros das outras seitas.

17 - Em um desses debates, eles que já haviam subornados alguns homens para testemunharem contra Estevão sobre práticas de blasfêmia contra Deus e contra Moisés a fim de executarem o homem de Deus. E assim foi feito.

18 - Na minha visão espiritual, observo que Estevão foi assassinado por uma questão política-religiosa da época, onde os menos letrados procuraram destruir o mais letrado e foi justamente o que aconteceu. Ninguém podia vencer ESTÉVÃO PORQUE ELE ERA CHEIO DO ESPÍRITRO SANTO. ( Leia Atos 6: 8-13 )

19 – Semelhantemente JOÃO BATISTA, a sua morte não foi um caso de PROVAÇÃO, mas, um caso isolado entre ele e a elite da região em que vivia. Ele morreu porque não usou da inteligência que Jesus usara quando estava sendo perseguido pelos Sacerdotes de Judá e de Jerusalém. ( Leia Mateus 14: 2-12 ).

20 – A fé é uma prerrogativa dos Céus e cada um a recebe segundo a vontade de Deus e de acordo com o merecimento de seus servos. A fé tem lá suas hierarquias, como dentro de um Exército, existem soldados, cabos, sargentos e oficiais e até generais, assim é a FÉ. Tem Fé pequena, muito pequena, média, normal, grande e outros tipos. Os Apóstolos de Jesus foram tidos como homem de pouca fé e exemplificando Jesus disse: Se tiverdes a Fé do tamanho de grão de mostarda...

21 - Entretanto Léia, a Fé não é o único caminho para a Salvação, sabia? Tiago nos ensina que a Fé sem as obras é morta. Ele vai mais além: Será se alguém tem fé, mas não tem obras, será que a fé poderá salvá-lo ? ( Leia Tiago 2: 14-19 ).

a CONCLUSÃO

22 – E assim, concluo que quem pede aumento de fé em suas orações não está pedindo também provações, basta observar em Lucas Cap. 17: 5 “ Então disseram os Apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a Fé “. As provações surgem em conseqüências do dia-a-dia durante ou depois das missões de cada um, segundo a vontade do Pai Celestial. Saiba, LÉIA, QUE NEM TODOS ESTÃO PRONTOS PARA SEREM PROVADOS. Não podemos esquecer de Pedro, em que Jesus orou rogando ao Deus do Céu para não permitir que o Diabo Pudesse colocar Pedro em PROVAÇÃO. ( Lucas 22:31-32 ).

Fiz o que pude fazer, espero que esse trabalho possa te ser útil em suas formas e conteúdo para a tua vida espiritual, enriquecendo o teu dia-a-dia. Amém.

Do teu irmão na fé


DAVID PESSÔA DE BARROS.
E-mail davidpessoa@yahoo.com.br 13-02-2010.

a
a

Nenhum comentário:

Postar um comentário