terça-feira, 16 de novembro de 2010

ABRAÃO PAGOU O DÍZIMO AO SENHOR ?

ABRAÃO PAGOU O DÍZIMO AO SENHOR ?

AUTOR:
DAVID PESSÔA.


Era costume dos povos da terra, especialmente entre os pagãs, entregar dez por cento ( 10% ) do lucro ou daquilo que se ganhassem de quaisquer transação ( uma espécie de dízimo ). José, quando tornou-se governador do Egito e, com o pensamento igual ao de um Economista e querendo ajustar a economia daquele País, criou o quinto ( 5º ), semelhante ao que os portugueses criaram aqui no Brasil, na época do Brasil-Império, sobre o ouro, os diamantes, os brilhantes e todos os demais tipos de pedras preciosas.

José distribuiu terras para toda a população do Egito para plantarem grãos, verduras, frutos e tudo mais que fosse de alimento humano. José distribuiu ainda sementes e deu outras condições para que o povo agricultor plantassem o que bem quisesse plantar.. E, assim plantaram feijão, milho, mandioca e todos os demais tipos de cereais necessário para o alimento humano, inclusive legumes e frutas.

De tudo que fossem plantados e colhidos, a quinta ( 5ª ) parte seria paga ao Governador do EGITO. E assim, a abundância foi tanta que foram precisos construírem galpões gigantes nos arredores das cidades egípcias para armazenarem a grande quantidade de alimentos arrecadados do povo agricultor. Quando a fome surgiu no mundo, principalmente no alto e baixo oriente, o Egito foi o único país do mundo que estava pronto para enfrentar os ditames da natureza. ( Os sacerdotes do Egito eram sustentados e pagos pelo Governo, tinham casas e terras como suas propriedades ).


VAMOS FALAR DO DÍZIMO DE ABRAÃO:


A verdade descrita na Bíblia e principalmente na parte que se registra o dízimo de Abraão para Melquisedeque, eu compreendo de maneira diferente. Os quatro reis comandados por Quedorlaomer, rei de Elão, que fizeram Guerra contra cinco(5) reinos estavam devastando a terra com seus poderosos exércitos. No meio dessa batalha sanguinária, de longe, estava o nosso patriarca Abraão assistindo sem contudo se intrometer naquela briga. ( Gen. 14:1-2 ).

Dias depois, aparece um mensageiro vindo da terra de Sodoma procurando Abraão para lhe fazer ciente que o rei Quedorlaomer invadiu aquele pais ( SODOMA ) e o destruiu, levando cativo Ló, ( seu sobrinho ), suas mulheres, seus filhos, seus criados, seus gados e toda sua riqueza. Quando Abraão ouviu a notícia, agradeceu e foi se preparar para salvar das mãos do rei agressor o seu querido sobrinho. Escolheu entre seus servos, trezentos (300) homens e de madrugada partiram comandando-os e foram ao encontro do rei Quedorlaomer. Na batalha Abraão se saiu vitorioso e resgatou todos os bens sbtraídos e a família completa de Ló, além de outras riquezas tomadas do citado rei do Elão. ( Gen.14: 12,13 e 14 )

Na volta para casa, o rei de Salém, Melquisedeque, sendo sabedor da valentia de Abraão e de sua grande vitória, resolveu o parabenizá-lo pessoalmente e tão logo o encontrou o abençoou e lhe deu pão e vinho. Em troca Abraão o agradeceu lhe dando também dez por cento ( 10% ) dos despojos dos mortos da guerra. ( Gen. 14: 18,19 e 20 )

Uma outra parte dos despojos foi dividida entre os seus guerreiros. A parte da riqueza de Ló foi devolvida integralmente. Dele nada foi retirado. De tudo quanto restou, Abraão entregou ao Rei de Sodoma sem também querer receber nada como pagamento. ( Gen. 14: 21, 22, 23e 24 ) Vamos comentar o texto:

COMENTÁRIO-1 - A Bíblia não se aprofunda nesse homem chamado Melquisedeque. Ora, Abraão era peregrino na terra de Canaã e se dedicava exclusivamente a cuidar dos rebanhos que possuía. Rebanhos de gados, de cavalos, de carneiros, de bodes e de tantas outras criações. Era na verdade um fazendo muito rico. Temente a Deus desde quando vivia na terra dos Caldeus, na Babilônia, muito embora não se registre na Bíblia muitos feitos espirituais desse grande homem chamado Abraão. Apesar de ser chamado de Profeta, Profeta ele nunca foi.
Responda por quê ?


O QUE É SER PROFETA ? Profeta é um mestre infalível com autoridade para falar em nome de Deus. É quem faz profecias anunciando em nome do Senhor acontecimentos futuros. Era também chamado de VIDENTE como o foi Samuel, devido o seu viver, e a sua pureza de espírito, vindo daí a sua visão celestial.

SER PROFETA era ser alguém ensinado e preparado por Deus para anunciar o que Ele determinasse e nunca silenciar diante dos homens. As missões dos Profetas eram confirmadas através de sinais. ( Deut.18:18-19 ) Um dos maiores Profetas registrado na Bíblia Sagrada foi Moisés, depois dele, só mesmo Jesus, o Filho de Deus.

E, por essas razões, apesar de respeitar o que a maioria pensa e fala a respeito de Abraão, eu só registro o grande momento de sua provação de Fé, quando obedeceu à voz de Deus para sacrificar o próprio filho Isaque como holocausto. ( Gen. 22: 1-12 ).. Os demais momentos de sua história são fatos corriqueiros na vida de qualquer ser humano. Muitas mulheres ( Sara. Agar e Quentura ) estas são as que estão registradas no livro sagrado e muitos filhos. Não encontro elementos capazes de fazer de Abraão um grande Profeta como muitos afirmam.

MELQUISEDEQUE segundo os estudiosos era ele Rei de uma cidade chamada Salém, na terra de Canaã, a terra que Deus mais tarde determinou que se matasse todos os seus ocupantes por ser terra ocupada por homens pecadores. Veio ao encontro de Abraão por se sentir maravilhado pela derrota daquele rei perverso que estava destruindo vários reinos visinhos e agora o via derrotado pelas forças de Abraão. Quem não gostaria ?
( essa terra chamada Salém não se encontra registrada na história de Josué, como terra resgatada dos cananeus ).


AINDA MELQUISEDEQUE: - Se era Rei de Salém, tenho uma leve impressão que se trata da terra ocupada pelos Jebuseus e que Josué determinou a invasão para retirar eles ( os Jebuseus ) dali. A tribo encarregada para esta missão, foi a tribo de Judá. Esta terra depois passou a se chamar Jerusalém, depois da conquista. ( Josué 15:8 ) E ainda, se registra que os JEBUSEUS procederam de CANAÃ, filho de NOÉ. ( Gen. 10:16 ). E, mais: A terra dos Jebuseus foi qualificada por Deus como uma das terras que “ MANA LEITE E MEL “ ( Êxodo 3:8 ). Quanto ao fato de não saber a identificação completa de Melquisedeque, não quer isto dizer ser ele Sacerdote do Deus Altíssimo, pois, Jesus se identificou como Filho de Deus, o anjo que apareceu na montanha e que da Sarça que ardia falava para Moisés, também se identificou como Deus. O Anjo que apareceu a Maria disse chamar-se Gabriel; o anjo que se apresentou a ZACARIAS, profeta da ordem de ABIA que falou sobre o nascimento de João Batista, também se identificou. Até Moisés e Elias quando vieram visitar Jesus se deixaram se identificar para Pedro e João que estavam próximo ao local ( monte da transfiguração ).

GOSTARIA DE SABER: O Profeta Elias procedeu de qual família ? Quem eram seus pais ? Qual era a sua genealogia ?

QUAL era a genealogia de JABES ? Aquele que fez uma oração à Deus pedindo que aumentasse os seus bens ? E que a Biblia registra que tudo quanto ele pediu Deus o atendeu. ( 1ª Crônicas 4:9-10 ).

QUAL ERA a genealogia de CUSITA, a Etiópia, a segunda mulher de Moisés ? Quem eram seus pais ? como chegou ela até Moisés, sendo ela da África ? ( Etiópia é um pais africano ).

CONCLUINDO: Alguém poderá dizer que isto são falhas da bíblia ? Eu vos digo que não. Nós evangélicos sabemos que a bíblia não é um livro comum ou um livro de qualquer história universal onde o historiador ou historiadores escrevem o que vê, o que encontra ou o que querem escrever. As vezes escrevem pela imaginação a fim de florear a mente de seus leitores. A bíblia é um livro real onde se registra somente o que aconteceu e mesmo assim, se trata de uma síntese e não de tudo quanto realmente já se verificou no mundo da humanidade. Ora, se a bíblia fosse registrar todas as coisas verificadas, com certeza não tinha caminhão no mundo que coubessem tantos livros sagrados.


DA CRENÇA E DA FÉ: O homem de Deus, que crer piamente em Jesus como sendo nosso eterno salvador não pode se deixar enganar ou se deixar se influenciar por qualquer acontecimento. Basta nós crentes lembrar-mos de todos os ensinamentos de Jesus. “ Não vos deixe se enganar “. As referências bíblicas existente no Novo Testamento sobre Melquisedeque não quer dizer que tudo quanto foi escrito no passado em relação ao rei de salém, se é que foi rei, seja verdadeiro. Os apóstolos, os discípulos de Jesus, os Judeus, liam as Escrituras e faziam suas próprias interpretações, o que é comum, como hoje eu também as faço, por isto Jesus por várias oportunidade nos disse: “ Examinai-vos as Escrituras “. Se todos os crentes lessem de fato a Bíblia e a examinasse cuidadosamente, talvez não se deixassem enganar por tantos falsos pastores evangélicos que existem por ai.

Para terminar o texto sobre Melquisedeque, eu quero externar aqui a minha opinião sincera sobre o tema: Não acredito e nem creio ser ele sacerdote do Deus Altíssimo. Para mim se trata de um adendo que fizeram no passado para dar respaldo sobre o dízimo que Abraão teria dado ao mesmo em torno dos despojos dos mortos da guerra.
( Lembrem-se todos os crentes: Até o Soberano Deus da terra, dos céus e de todo o Universo se identificou para Abraão quando pediu Isaque em holocautos, lembram ? ).


DAVID PESSOA DE BARROS ( Pesquisador bíblico )
AUTOR:
E-mail: davidpessoa@yahoo.com.br
www.davidpessoabiblico.blogspot.com
www.davidpessoapolitico.blogspot.com
Fones: (81) 3441.4256 ou (81) 9957.6058.

Um comentário: