terça-feira, 16 de novembro de 2010

JACÓ PAGOU DÍZIMO AO SENHOR OU NÃO ?

JACÓ NUNCA PAGOU DÍZIMO A DEUS
NEM A NINGUÉM

AUTOR: DAAVID PESSÔA DE BARROS.


( JACÓ NUNCA CUMPRIU O QUE PROMETEU A DEUS )


Não existe provas nem dentro nem fora da bíblia que fale que Jacó tenha alguma vez pago ou dado o dízimo que prometera à Deus. Existe provas abundantes que Deus fez Jacó ser um dos homens mais ricos daquela região. Desde quando saiu da casa de Labão, na Mesopotamia, já era bastante rico e sua riqueza se multiplicara ainda mais pela vontade soberana de Deus, o nosso criador. .

Ora, em vez de falarmos de dízimo, vamos falar de doar, de dar, de entregar à Deus a décima parte das riquezas que recebera. Existe um grande silêncio sobre esse tema. Mas, se pergunta: como Jacó poderia entregar dízimo ou uma doação de dez por cento ( 10% ) à Deus, se naquela época não havia ainda a figura do sacerdote e nem de profetas ? Não havia ainda a instituição do dízimo, não existia ainda a Lei Mosaica, não havia nenhum dispositivo sobre esse assunto entre os povos de Deus ?

Existem muitos autores evangélicos e muitos livros dicionaristas alegando que Jacó poderia ter dividido os dez por cento ( 10% ) com as pessoas mais pobres, inclusive, entre os seus criados ( na verdade seus escravos ). Ele não o fez. Mas Deus por sua oniciência e onipresença, já sabendo do coração de Jacó, resolveu puni-lo antecipadamente. COMO ? Jacó sob o comando de sua mãe REBECA pecou contra Deus e contra seu pai Isaque, que se aproveitando de sua quase total cegueira, devido o avançado estado de vida, o enganou, recebendo em lugar de Esaú, a bênção que era dirigida para seu irmão.

QUAL FOI O CASTIGO ? Foi também enganado por Labão, que em vez de entregar a filha mais velha ( Raquel ) como sua verdadeira esposa, inclusive, por ser a mulher que ele amava de todo o seu coração, recebeu Léia, irmã de Raquel por mulher. E isto depois de ter trabalhado sete(07) anos de graça para o sogro. ( Gen. 29: 21-25 ). É como diz um velho ditado: “ Quem faz aqui, aqui mesmo paga “ .


SEGUNDO CASTIGO: Ao voltar para casa de seu pai não teve o direito de ver mais a sua mãe, a quem muito amava, ela já tinha falecido. ( Gen. 49:31 ) E, foi humilhado diante de todos os seus filhos, diante de todas suas mulheres e de todos os seus criados quando Esaú, o irmão que outrora fora enganado, o encontrou no caminho.

Vamos transcrever a mensagem humilhante que não foi por humildade mas por medo de morrer na espada do irmão. Esaú era um homem valente e de guerra:

... E disse Jacó ao seu servo, mensageiro para Esaú: “ Assim direis a meu senhor Esaú: Assim diz Jacó, teu servo: Como peregrino morei com Labão e me detive lá até agora. Tenho bois, jumentos, ovelhas e servos e servas; e enviei para o anunciar a meu senhor, para que ache graça aos seus olhos “ ( Gen. 32: 3-7 )

TERCEIRO CASTIGO: O filho que Jacó mais amava era José o que motivava ciúmes entre os irmãos. A inveja era tão grande que planejaram raptá-lo para depois matá-lo, tudo as escondidas de Jacó, que já estava velho e doente. E assim foi feito. Por pouco José não foi assassinado, mas, foi vendido como escravo para vendedores viajantes que passavam pelo deserto. Daí em diante a vida do velho patriarca foi de choro, de dor e de muita solidão. Só quem pode imaginar ou avaliar a dor pela perda de uma pessoa amada é quem realmente ama. ( Gen. 37: 1-3; e vers. 12-32 ).

QUARTO CASTIGO: ( A TRAIÇÃO ) O pior castigo para um homem é ser traído pelo próprio filho ou pela própria filha. Seja a traição que for, será sempre uma traição. Todavia, a traição sofrida por Jacó foi uma das piores. Rubem, seu filho primogênito, aproveitando o momento em que seu pai se dirigia ao campo, talvez para olhar suas pastagens, entra na cabana de uma de suas mulheres ( Bila ) e com ela mantém relação sexual. Este tipo de pecado era castigado com a morte. Tenho um ligeiro pressentimento que Jacó não levou isto ao conhecimento público, preferiu fazer como fez Maria, a mãe de Jesus, que sofreu todo tipo de descriminação do marido, mas nunca abriu a boca para defender-se. Se Jacó falasse o que Rubem praticou, com certeza ele seria apedrejado até a morte. ( Gen. 35: 22 ).

Quero adiantar ainda que os filhos de Jacó, exceto José e Benjamin, eram dados a prática de violência. Basta lembrarmos do que fizeram com o Príncipe de Siquém quando pediu em casamento a única filha de Jacó, DINÁ. Um jovem Príncipe, filho do Rei de Siquém, cujo nome era Hemor.

Ora, o Príncipe, realmente errou ao deflorar DINÁ logo no seu primeiro encontro, mas, depois, procurou recuperar o que tinha praticado com ela, pedindo-a em casamento a Jacó. Havia entre os povos Israelitas a prática da circuncisão. Ato de sangramento e de muitas dores, porque, o homem teria que cortar através de uma pedra o prepúcio do pênis, era a aliança que se fazia entre os povos de Abraão e Deus. E, Jacó então usou desse recurso para impedir o casamento da filha com aquele Príncipe que não era da linhagem de Israel, e disse: Eu te darei minha filha como mulher, se primeiro você circuncidar a sua carne, para se tornar como um de nós. Sabia Jacó que ele não seria capaz de fazer o que estava lhe pedindo. Mas, as coisas não saíram como pensava Jacó.

O Rei Hemor, pai do Príncipe Siquém vendo seu filho se submeter aquele sofrimento e sabendo que tudo era fruto daquele grande amor que seu filho sentia para com a jovem Diná, filha de Jacó, resolveu o próprio Rei se submeter também a circuncisão e determinou que todos seus familiáres e todos aqueles seus criados também fossem circuncidados para se tornarem povo de Deus e assim ver o filho receber o seu grande amor. Assim aconteceu, segundo registra a Bíblia Sagrada.

Houve o casamento e grande festa, porém, os dois irmãos de Diná, SIMEÃO E LEVI, não satisfeitos e não concordando com o que o pai fizera, arquitetou durante a noite um plano diabólico e, juntou-se a um bando de criados e pela madrugada invadiu o Palácio Real de Siquém matando a golpes de espada o Princípe, que já era seu cunhado, o pai do Príncipe e todos os familiares da linhagem real. Não satisfeitos roubaram as maiores riquezas que existia na corte, os gados e todos os animais do campo. Levando de volta a irmã Diná para casa, como se tivesse vingado a honra da jovem. Não permitiram com esse gesto criminoso que a irmã gozasse a verdadeira felicidade ao lado do seu marido.

Não respeitaram nem a vontade soberana do seu pai, o que era lei na época. E Jacó segundo relato bíblico muito chorou com o gesto de seus dois filhos, por matarem pessoas inocentes e por terem também impedido AA felicidade da sua única filha. ( Leiam Gen. 34: 1-24 e 25 a 31 ).

DAVID PESSOA DE BARROS ( Um pesquisador bíblico )
O AUTOR:

E-mail: davidpessoa@yahoo.com.br
www.davidpessoabiblico.blogspot.com
www.davidpessoapolitico.blogspot.com

Fone: (81) 3441.4256 ou ( 81 ) 9957.6058.

Nenhum comentário:

Postar um comentário