terça-feira, 16 de novembro de 2010

O NASCIMENTO DO IMPOSTO E DAS OFERTAS.

O NASCIMENTO DE IMPOSTO
E DAS OFERTAS

AUTOR: DAVID PESSÔA DE BARROS.

Êxodo 30: 11 a 16



Quem ler ou quem pesquisa constantemente o livro sagrado poderá saber que desde os tempos em que Moisés retirou do Egito os hebreus o DÍZIMO não existia e nem existiu, quer como pagamento de imposto ou como determinação divina. Moisés determinou a doação das ofertas: Ofertas voluntárias, ofertas pelo resgate dos pecados cometidos, ofertas pelas almas e tantas e tantas outras.

No livro de Êxodo 30: 11 a 16: É instituído o imposto pelo resgate da alma. Todo homem de vinte anos para cima teria que pagar um imposto no valor de meio siclo.

No versículo 15, do mesmo capítulo, lemos o seguinte: “ O rico não aumentará, e o pobre não diminuirá da metade do siclo, quando derem a oferta ao Senhor, para fazer expiação por vossas almas “ .

Este imposto era em espécie, isto é, em dinheiro puro. Vale dizer que Moisés, seguindo orientação de Deus entregava todo o dinheiro desse imposto para o serviço da tenda da congregação. Nos parece todavia, que até esse momento os Levitas não tinham sido ainda escolhidos como verdadeiros atalaias das tendas da congregação.



É INSTITUÍDO AS OFERTAS ALÇADAS AO SENHOR:


Êxodo: 35: 5. – Tomai, do que vós tendes, uma oferta para o Senhor; cada um, cujo coração e voluntariamente disposto, a trará por oferta alçada ao Senhor; ouro, e prata e cobre. E, tão logo Moisés terminou de falar, todo homem trouxe, segundo o seu coração.


A PRONTIDÃO DO POVO EM TRAZER AS OFERTAS:


Êxodo: 35: 20. Então, toda a congregação dos filhos de Israel saiu de diante de Moisés e no vers. 21 do mesmo capítulo: E veio todo homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito voluntariamente o impeliu, e trouxeram a oferta alçada ao Senhor para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes santas. ( obs: Isto Moisés fez porque não existia ainda a instituição do Dízimo.





É INSTITUÍDO AS OFERTAS DE MANJARES:
A lei da oferta de manjares.


Lev. 6: 14...Esta é a lei das ofertas de manjares: um dos filhos de Arão a oferecerá perante o Senhor, diante do altar.

Lev. 6:15: E tomará o seu punho cheio de flor de farinha da oferta e do seu azeite e todo o incenso que estiver sobre a oferta de manjares; então, o queimará sobre o altar; cheiro suave é isso, por ser memorial ao Senhor.


É INSTITUÍDO AS OFERTAS NA CONSAGRAÇÃO
DOS SACERDOTES:
Lev. 6: 19.


Falou o Senhor a Moisés dizendo: ( Lev. 6:19 )

Lev. 6:20...Esta é a oferta de Arão e de seus filhos, que oferecerão ao Senhor no dia em que aquele for ungido: a décima parte de um efa de flor de farinha pela oferta de manjares contínua; a metade dela pela manhã e a outra metade dela à tarde. ( leia até o v.23 ).


DEUS MANDA MOISÉS NUMERAR AS TRIBOS
“ Criação do Exército de Israel “


No quarto ( 4º ) livro de Moisés ( Número) Deus manda numerar as tribos de Israel.

Liv. Num. 1: 1...Falou mais o Senhor a Moisés, no deserto do Sinai, na tenda da congregação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano da sua saída da terra do Egito, dizendo:

1:2...Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas gerações, segundo a casa de seus pais, conforme o número dos nomes de todo varão, cabeça por cabeça.

Existia ainda a determinação de que na contagem se numerassem os jovens de vinte (20) anos para cima, pois, com essa idade estariam aptos para a guerra.

COMENTÁRIO-01: faziam mais ou menos dois(2) anos que Moisés havia retirado do Egito o povo hebreu. Esta era na verdade a primeira contagem que se fazia dos homens que seriam aproveitados para a Guerra. Em outras palavras: O Exército do Povo de Deus estava nascendo nas fileiras de Israel, sob o Comando de Moisés. A contagem dos homens, segundo orientação de Moisés, só podia se considerar aqueles que tivessem vinte(20) anos em diante. ( Num. 1:52 )

COMENTÁRIO-02:
Na verdade, o povo de Israel viviam sem disciplina e sem temer a ninguém; sempre resmungando contra Moisés e contra Arão pela vida que levavam no deserto. Muitos querendo até voltar para o Egito o que provocou por várias vezes a ira de DEUS. Vale dizer também, que, entre eles, muitos não tinham origem de família ou de tribos. A força do mais forte imperava entre eles. Muitos estavam entre o povo de Israel mas não eram povos israelenses, o que sem dúvida prejudicou muito o povo de Jeová com seus costumes idólatras de paganismo.

COMENTÁRIO-03:
Criado e organizado o Exército de Israel, precisava ainda Moisés criar e organizar um povo para manter a ordem e a disciplina entre a multidão de israelitas acampados naquele deserto do Sinai. Era a única forma de fazer com que todos pudessem respeitar e cumprir a Lei do Senhor. Seria na verdade uma espécie de POLÍCIA PREVENTIVA. E, para tal missão, posteriormente, por ordem de Deus, foi escolhido os filhos de Arão, da tribo de Levi. ( Mais adiante teremos um estudo mais aprofundado sobre os Levitas ).


E assim, todas as tribos apresentaram, depois de contadas, os seus jovens soldados para a formação do Exército. Todavia, os LEVITAS NÃO FORAM CONTADOS. Moisés, em seu projeto de administração, escolhera uma outra missão para o povo daquela tribo. Que na prática seria quem de fato montaria Guarda e Vigilância sobre a tenda da congregação, sobre o tabernáculo do Senhor e enfim, de toda a riqueza ali existente.

DAVID PESSÔA DE BARROS. ( Um pesquisador bíblico )
O AUTOR.

E-mail: davidpessoa@yahoo.com.br
www.davidpessoabiblico.blogspot.com
www.davidpessoapolitico.blogspot.com

FONE: 3441.4256 OU 9957.6058

Nenhum comentário:

Postar um comentário